Atualizado 13/05/2019

Ponte Hercílio Luz completa 93 anos

Ponte Hercílio Luz em Florianópolis — Foto: Reprodução
Ponte Hercílio Luz em Florianópolis — Foto: Reprodução

A Ponte Hercílio Luz, cartão-postal de Florianópolis, completa 93 anos nesta segunda-feira (13). Tombada como Patrimônio Histórico, Artístico e Arquitetônico, o monumento está totalmente interditado desde 1991 e passa por obras de restauração.

Desde o fechamento, uma família guarda memórias e histórias da última travessia feita pela ponte no dia do fechamento.

Os irmãos Daniel Kulkamp e Irene Kulkamp Guerreiro, que na época tinham 8 e 11 anos, saíram da região continental da capital em busca de um sabor específico de picolé.

"A gente saiu para comprar picolé só que naquela mercearia não tinha o picolé que ela queria. Ai a gente foi indo basicamente de padaria em padaria, cada vez mais longe de casa. Sempre comprando bala e conversando, foi muito tranquilo, a gente foi andando", lembra o engenheiro.

Quando os irmãos perceberam estavam próximos da cabeceira da ponte e resolveram atravessar.

A mãe deles conta o susto que viveu naquele dia. "Chegamos em casa no fim do dia e onde estavam os filhos? Procuramos até o anoitecer e já estávamos prestes a pedir ajuda policial, quando eles telefonam dizendo que estavam aqui na Ilha", conta a aposentada Selma.

No dia seguinte a travessia, quando a família ligou a televisão para acompanhar as notícias locais, se deparou com a informação de que a ponte havia sido fechada para a reforma à meia-noite da noite anterior.

"Os 'danadinhos' quando ouviram a notícia pararam e começaram a festejar o fato histórico de terem sido os últimos a passar pela ponte Hercílio Luz", lembra a mãe.

Atualmente, morando há dez anos fora de Florianópolis, a irmã lembra da sensação de fazer a última travessia. "O chão era todo de madeira e tinha várias frestas. Entre as frestas a gente conseguia ver o mar. Por mais que o tempo passe parece que sempre que eu chegar lá, ela vai tá ali pra me esperar e pra me dizer que eu cheguei em casa' diz Irene.

A expectativa atual é de que o tráfego da ponte seja liberado em 30 de dezembro, segundo o governo de Santa Catarina. A aposentada Selma fala emocionada sobre a espera. "Te espero de braços abertos. Eu te espero, espero poder atravessar como fazia antigamente", completa.

História e estrutura

 

A Hercílio Luz foi liberada para o trânsito em maio de 1926. A estrutura tem 821 metros, formada pelos viadutos de acesso do Continente, com 222,5 metros, e da Ilha, com 259 metros, e pelo vão central pênsil com extensão de 339,5 metros.

A altura das torres principais é de 74,21 metros e a altura do vão pênsil em relação ao nível de maré média é de 30,86 metros. A estrutura de aço tem peso aproximado de 5 mil toneladas.

A ponte foi interditada desde 1991 por má conservação e, nos anos seguintes, passou por manutenção. O primeiro contrato de recuperação foi assinado em 2006. Desde então, outras empresas assumiram, mas acabaram abandonando a restauração.

Fonte: G1
© Copyright 2017 - Rede Nossa Rádio, Todos os direitos reservados Desenvolvido por HZ Soluções