Atualizado 29/05/2019

Município de Cunhataí recebe nota de avaliação das equipes do PMAQ-AB.

 

O Ministério da Saúde divulgou através da Portaria nº 874 de ,10, de maio de 2019; o resultado da certificação das equipes da Atenção Básica e dos Núcleos Ampliados de Saúde da Família e Atenção Básica - NASF-AB que participaram do 3º Ciclo do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica – PMAQ-AB.

O Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica – PMAQ-AB tem como objetivo incentivar os gestores a melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos nas Unidades Básicas de Saúde – UBS por meio das equipes de Atenção Básica á Saúde.

            As equipes de Atenção Básica e NASF foram avaliadas durante o transcorrer do 3º Ciclo por três componentes: A autoavaliação das equipes que teve peso de 10% da nota fiscal conquistada pelas equipes, o resultado dos indicadores de saúde, com peso de 30% da nota final e a avaliação externa feita por representantes das universidades que verificam in loco a estrutura das UBS, processo de trabalho das equipes, acesso da população usuária do SUS ás ações e serviços de saúde ofertados à população que teve pelo de 60% da nota final.

            Baseados nestes princípios de avaliação, as equipes que participaram do 3º Ciclo do PMAQ-AB, em todo o país foram classificadas, e dependendo da pontuação recebida foram classificadas em cinco níveis: Ótimo, Muito Bom, Bom, Regular e Ruim.

As equipes de Atenção Básica e do NASF-AB do município de Cunhataí que participaram do 3º ciclo do PMAQ-AB conquistaram resultado MUITO BOM. Em termos financeiros isso significa que a partir de agora, passará a receber R$ 12.105,28 por mês de PMAQ-AB, (sendo que até o mês de setembro de 2018 recebia apenas R$3.600,00 por mês).

A gestão municipal esclarece que esta conquista é resultado de melhorias constantes colocadas em prática nos últimos dois anos; que vão desde mudanças no processo de trabalhos das equipes, investimentos em equipamentos e insumos, implantação do E-SUS-AB que é o Sistema do Ministério da Saúde desenvolvido para registro da produção dos serviços e consequente melhoria dos indicadores de saúde do município, e principalmente pelo empenho e comprometimento dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde.

‘Queremos parabenizar em nome da Administração Municipal de Cunhataí todas as equipes e todas as pessoas que de uma ou de outra forma contribuíram para esta conquista. Destacamos também a importância da participação do Conselho Municipal da Saúde e do apoio das demais secretarias municipais. Sabemos que temos ainda muito a melhorar, e este é o nosso projeto em busca da nota máxima para o 4º Ciclo do PMAQ-AB. Contamos desde já com o apoio da administração Municipal, comunidade em geral usuária do SUS, profissionais da secretaria municipal de saúde e Conselho Municipal de Saúde’. Destaca a secretária municipal de saúde; Sra. Débora Luiza Hansen.

 

Fonte: Ascom Cunhataí
© Copyright 2017 - Rede Nossa Rádio, Todos os direitos reservados Desenvolvido por HZ Soluções